É a única empresa a construir embarcações de recreio a motor personalizadas na Península Ibérica. Ao saber e à tradição da construção naval de Aveiro, onde está instalada, juntou o design e o trabalho artesanal que torna cada modelo ROM exclusivo.
Quando saiu da liderança da Capgemini, a multinacional de serviços de consultoria e tecnologia, Jorge Martins decidiu criar uma empresa dedicada à produção de séries limitadas de barcos, personalizados segundo o gosto e necessidades de cada cliente. Assim, em 2017, nasceu a ROM Boats, cuja sigla significa Rebuild Ocean Motivation, exactamente o que queria alcançar. Com a criação da empresa, procurou dar resposta a uma lacuna no mercado nesta área, em que as marcas não investem na customização com acabamentos de luxo de pequenas e médias embarcações (modelos até 60 pés, cerca de 20 metros).
Sediada em Aveiro, onde a longa tradição da construção naval tinha perdido força e, por isso, muitos recursos estavam desaproveitados, a empresa conta com estaleiro próprio e sete efectivos, que incluem valências que vão desde os compósitos, carpintaria, estofos, metalomecânica, engenharia e design. Em simultâneo, aposta nas parcerias com empresas e designers nacionais na produção de peças exclusivas.
O primeiro modelo da marca ROM, o ROM 28, chegou agora ao mercado. De linhas minimalistas e acabamentos de luxo, destaca-se pela inovação, funcionalidade, estabilidade e a segurança a bordo. Cada modelo ROM é de edição limitada a 20 unidades, numeradas. Jorge Martins valoriza que “cada cliente tem o direito de ter o seu próprio barco, único e não copiável”.
Totalmente personalizado, o modelo ROM 28 inclui estofos feitos à mão, câmara subaquática, ecrã panorâmico no interior da cabine, comandos e controlo digitais, frigorífico, entre outras opções. Os acabamentos de qualidade vão desde a pintura metalizada, às linhas personalizadas do deck exterior, até aos mais pequenos detalhes que não estão visíveis, como os parafusos polidos à mão e alinhados na mesma direcção, a organização do compartimento do motor. O tempo médio de construção de uma embarcação é de cerca de dois meses e meio.
Encontra-se já em fase de desenho o novo modelo da marca, o ROM 45, de
45 pés, com lançamento previsto para o início de 2021, com a mesma premissa da personalização à medida de cada cliente.
Com forte enfoque no design e no trabalho artesanal, a empresa desenvolveu uma área específica de actividades ligadas à arte contemporânea, tendo-se apresentado na ARCO Lisboa – Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa, nas duas últimas edições.
Atento às necessidades do mercado, Jorge Martins apostou também no refit completo de embarcações de recreio, que deu origem a outra empresa, a Neptune. Aqui, renovam-se totalmente modelos clássicos ou seminovos que ganham uma nova vida com acabamentos de qualidade personalizados.
Principais características do ROM 28
Comprimento: 7,8 m
Boca (máx.): 2,54 m
Calado (máx.): 0,60 m
Peso: 2,7 Ton
Lotação (máx.): 8 pessoas
Motorização: 250 - 450 HP
Para-brisas em vidro laminado
Iluminação LED
Pintura metálica e verniz com acabamento espelhado
Preço sob consulta
ROM 28
ROM 28 chega ao mercado
Empresa portuguesa ROM Boats fabrica barcos a motor à imagem de cada cliente
Rita Soares Vieira - rita.vieira@romboats.com | Marketing & Communication
romboats
ROM28
barco a motor
portugal
made in portugal
Jorge Martins
Capgemini
náutica de recreio
luxo
exclusivo
Aveiro
design
Contacts /
For more information, please contact:
Rita Soares Vieira
Marketing & Communication